26.7.10

Funeral para a classe média

O septeto Arcade Fire em ação: depois de passar a fase do hype fica bem melhor (foto tirada daqui)
Eu já fui dos detratores do Arcade Fire. Mea culpa. Depois de superar a birra, me encantei com o Neon Bible (2007), segundo disco deles. Na verdade, acho que não era a banda que me irritava, e sim o hype e os fãs escrotos que acompanhavam o pacote, dois motivos que me fizeram demorar pra admitir pra mim mesmo que gostava do Arctic Monkeys, e, imagino, que afastam tanta gente do Los Hermanos (da qual eu gostei desde que eles deixaram a "maldição" da Anna Júlia pra trás).

Soube, hoje, pela Folha Ilustrada de papel, que o terceiro álbum do septeto canadense havia caído na rede (que ironia, não?), e causado frisson no corpo macio dos adolescentes, pós-adolescentes e "hey, não é hora de você admitir que não é mais adolescente e mudar da casa dos seus pais?" indies do Brasil e do mundo. A reportagem arrisca a dizer que, do hype, a banda deve passar para o "superlativo", por conta da maturidade e apuro sonoro alcançado com esse último trabalho. Usaram, pelo menos uma vez, a batida comparação com U2. Aí, meu amigo, na minha modesta opinião, já cagou tudo.

Veja bem, se eu me incomodo com hype de MySpace (seja a banda boa ou ruim), que dirá com uma planificada, pasteurizada, paumolescente e cheia de luzes e telões adoração do naipe da que rola com U2!?! U2, caralho! Quem gosta de U2 não merece lugar no meu coração.

But I digress...

O disco se chama The Suburbs, e pelo que já consegui ouvir e ler em reportagens grandiloquentes como a da Folha Ilustrada (foi capa, por sinal), é bem literal. "O enfado da classe média [canadense] norte-americana" e outras groselhas do gênero. However, é um bom disco. E pelos primeiros acordes da primeira faixa[-título] já dá pra perceber.

Alguém podia apresentar a literatura de John Updike para esse povo da Ilustrada e do Arcade Fire. Aí eles poderiam ver o que é "enfado" e "classe média norte-americana". Fora isso, bom som. Um bom sucessor para o maravilhoso Neon Bible.

E se eles entrarem na da crítica "especializada" e tentarem ser algum tipo de manifestação musical messiânica, que seu futuro seja parecido com o título desse post (inspirado livremente nos nomes/temas do primeiro e terceiro álbuns da banda).

Tem por aí pra ouvir. Vá procurar.

Aqui embaixo um aperitivo.

Nenhum comentário: