25.1.10

Acerta eles, Sherlock!


Robert Downey Jr. encarna o famoso detetive: perspicácia e soco na cara

Faz mais ou menos duas horas que assisti à versão modernosa de Sherlock Holmes. Pra quem curte uma resenha rápida, dessas que diz em poucas linhas se é "aconselhável" assistir ao filme ou não (e que praticamente aplaude ou vaia por você, antes mesmo que possa desistir de ir ao cinema por causa da chuva), aí vai: vale a pena, se você paga meia (caso ainda não tenha sido apresentado ao download ilegal). São pouco mais de duas horas de ação rasteira, com edição videoclíptica (bem ao estilo do diretor, o ex-marido da Madonna) e várias oportunidades de sacar porque Robert Downey Jr. está bem próximo de roubar de Jonnhy Depp o posto de "ator careteiro" mais querido de Hollywood. Alright?

Agora, (como diria o Chico) falando sério (?). Já ouvi dizer que o "fãs" do detetive mais famoso da ficção (não é uma surpresa descobrir que, sim, eles existem?) andaram esperneando por conta de umas incongruências na composição do personagem. Bem, não vai ser difícil descobrir o motivo, quando, com uns poucos minutos de filme, você vir que o Holmes de Downey Jr. parece ter sido escrito para aparecer em Matrix. Além de extremamente perspicaz, o maluco é melhor que o Bruce Lee cheio de coca (sem piadas com o passado do protagonista, por favor). Mas, sinceramente? Foda-se.

O que me incomodou não foi nem o Sherlock lutador, o Watson do Jude Law (que não convence nem nos melhores momentos) e nem o fato de o filme como um todo parecer um outro capítulo de Bater ou Correr. Irritou mesmo foi a falta de imaginação da trama. Que historiazinha... Podiam ter escolhido uma melhor entre as três zilhões já existentes. Quem escreveu isso? O Guy Ritchie (eu sei que não foi ele, mas bem que poderia)? Bem, é claro que os tradicionais mistérios desvendados por Sherlock Holmes dificilmente dariam brecha para 15 explosões, 27 lutas (à mão armada ou não) e outras purpurinas do cinemão. "Mas é apenas entretenimento", brada o "crítico de cinema" que nunca escreveu nada sério sobre filme nenhum (e provavelmente é "mais gabaritado" que eu pra falar do assunto). Ok. Você está certo mais uma vez.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly, Eddie Marsan, James Fox, Hans Matheson.
Produção: Steve Clark-Hall, Susan Downey, Dan Lin, Joel Silver, Lionel Wigram
Roteiro: Anthony Peckham, Guy Ritchie, baseado em obra de Arthur Conan Doyle e Lionel Wigram
Fotografia: Philippe Rousselot
Duração: 128 min.
Ano: 2009
País: Reino Unido/ Austrália/ EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Silver Pictures / Lin Pictures / Village Roadshow Productions
Classificação: 14 anos

Ah, ao que parece (e o final do filme indica), deve vir continuação por aí. O que será que eles vão explodir dessa vez? Uma espaçonave?

Um comentário:

Daniel Nérso disse...

Pelo visto vai se chamar "Sherlock Holmes vs James Bond"