21.4.09

Um álbum capaz de acalmar corações



Pausa para ouvir "American Beauty" (Grateful Dead, 1970) de cabo a rabo.


Impressionante como os doidos capitaneados por Jerry Garcia conseguiram criar calmante em forma de ondas sonoras. Timothy Leary deve mesmo ter ensinado algo a esses caras! Só que neste caso nem é preciso de drogas pra aproveitar os miraculosos efeitos medicinais. Bastam os primeiros acordes de "Box of Rain" e ZIIIIIIIIM!

Alguns discos têm essas propriedades quase místicas. "Cure for Pain" (Morphine, 1993) é um deles. Mark Sandman, sem querer, acabou atingindo sua própria utopia, ao uivar "Someday, there'll be a cure fore pain. That's the day I'll throw my drugs all away. When they find a cure for pain". Porra, esse realmente me ajudou a passar por tempos difíceis. E tenho certeza de que qualquer um por aí tem seus próprios exemplos...

Bem. Voltando ao "Dead", eu não poderia ser mais enfático ao recomendar a audição de "American Beauty", do começo ao fim, numa tacada só, em uma noite qualquer de "depressão outonal". Os mais incautos irão imediatamente jogar fora a receita do Dr. Guerra por uma associação (um tanto quanto) natural ao "Verão do Amor" ao LSD e a viagens instrumentais intermináveis. Nope! Aqui, Garcia e cia. estão incrivelmente contidos (pero igualmente virtuosos), mergulhados nas raízes sonoras que os influenciaram.

Country e folk-rock cheios de camadas e arranjos vocais impecáveis. Aqui o Dead funciona como se fosse um só instrumento. O registro em estúdio é a obra-prima da banda, e (na minha humilde opinião), um dos dez melhores discos dos anos 70.

Alguém discorda?


Nenhum comentário: