23.2.10

Os cinco melhores guitarristas do (meu) mundo

Guitarra de Guitar Hero

"Solo de guitarra é coisa de velho", disse uma vez Humberto Gessinger, o gaúcho infame que gosta de solos de guitarra. Só que, hoje, parece que esses tais "velhos" estão cada vez mais jovens. Aos 25 anos - numa época em que um troço tão esquisito quanto o Guitar Hero conquista diferentes gerações - não consigo deixar de pensar que algumas das minhas melhores memórias a respeito de música são protagonizadas por uma "seis cordas". Da primeira vez que ouvi o riff de "Smells Like Teen Spirit" a quando percebi, com "Let's Get it On", que é possível murmurar por meio de um instrumento musical.

Um passeio pela minha relação tão particular com esses artefatos de madeira (ou outra coisa) que ainda domino bem menos do que gostaria. Eis os cinco melhores guitarristas do (meu) mundo.

5-) Buckethead

Buckethead

Descobri Buckethead em 2001 (assim como muita gente), quando umas das inúmeras formações recentes do Guns 'N' Roses tocou no Rock In Rio 3. Na ocasião, ele substituía Slash como guitarrista solo, e chamou mais atenção pelo visual absurdamente freak - e pelo fato de que ninguém sabe ao certo quem ele realmente é - do que pelo talento como músico (pro bem de todos, ele já deixou a banda de Axl Rose). Quando você supera o fato de que ele está usando uma máscara branca que parece com a do Michael Myers e um balde do KFC na cabeça, o que sobra é uma enorme sensibilidade e técnica. Diferente da maioria dos guitar heroes por aí, o cara não é uma frigideira de escalas, e consegue compor verdadeiras paisagens sonoras. Ah, que me perdoem os hard rockers, mas ele é, sim, melhor que o Slash.




4-) Lee Ranaldo + Thurston Moore (Sonic Youth)


Lee Ranaldo e Thurston Moore

Com eles, eu aprendi o valor do ruído e da dissonância (e estourei a minha limitação a cinco guitarristas). Precisei colocá-los juntos porque não consigo imaginá-los funcionando (tão bem) separados. É quase como se fossem um só. Moore e Ranaldo são a alma do Sonic Youth pra mim, e os primeiros que ouvi usar afinações totalmente fora do padrão EADGBe (Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi). Quando tocam, podem ir das mais belas harmonias até o barulho mais ensurdecedor. Os pais do post e indie rock.




3-) Curt Kirkwood (Meat Puppets)


Curt Kirkwood

Curt Kirkwood é o frontman de uma das bandas que mais gosto na vida. Junto ao seu irmão , o baixista Chris, criou canções que são como o que eu imagino de uma viagem de ácido em pleno deserto Mojave. Seus riffs, solos e bases parecem música country diluída em punk e mescalina. O terceiro disco dos Meat Puppets, "Up on the Sun" (1985) é uma aula do que se pode fazer com uma guitarra, criatividade e alguns parafusos a menos.




2-) David Gilmour (Pink Floyd)

David Gilmour

Eu odeio David Gilmour. Odeio o que ele fez com o Pink Floyd depois da saída de Roger Waters. Odeio sua carreira solo. Odeio quem acha que "P.U.L.S.E" (1995) é um puta disco. Mas o cara toca pra cacete. Quando ainda era o guitarrista solo (e eventual - e competentíssimo - vocalista) que substituiu Syd Barret, Gilmour compôs algumas das coisas mais emocionantes que se pode fazer com uma guitarra (incluindo os solos de "Comfortably Numb", veja abaixo). Imagine gaivotas cósmicas planando pelo horizonte avermelhado de um fim de tarde em Marte. Agora imagine imaginar.




1-) Kaki King


Kaki King

A moça é mestre no "two hands" no violão e em slide guitar. Nem deve ter chegado aos trinta ainda e apavora 99% dos guitarristas homens da atualidade. Seu estilo de tocar é diferente de tudo o que já vi por aí, e suas músicas são extremamente inventivas. Quando a descobri, acidentalmente (em uma apresentação no programa do David Letterman), fiquei boquiaberto. Não dá pra descrever. Tem que ver. E ouvir.



E se você ainda não ficou convencido...



2 comentários:

Felipe Mazorca disse...

Gostei da seleção, mas senti a falta do Slash. Aquele riff do Sweet Child O' Mine é uma das coisas mais fodas do rock.

Bruno Guerra disse...

Valeu, Mazorca!

Mas, reveja o Buckethead. ;]