22.8.09

As 5 melhores canções Doo Wop de todos os tempos


The Coasters

Tenho escutado muito Doo Wop ultimamente. E, sem querer soar clichê ou parecer que tenho 80 anos, realmente não existem mais músicas como estas hoje em dia.

Achei uma pequena definição do gênero, que talvez ajude os incautos:

"Doo Wop era um dos gêneros mais populares de rock & roll e R&B no final dos anos 50. Os artistas de Doo Wop eram grupos vocais, em que cada cantor era responsável por uma parte, que se relacionava com a dos outros. Frequentemente, os backing vocals cantavam palavras sem sentido, apenas como ritmo, e o nome do gênero deriva dessa prática. A maioria dos grupos de Doo Wop começou como bandas "a capella", se apresentando sem acompanhamento instrumental. Os singles de Doo Wop inspiraram inúmeros adolescentes a formar seus próprios grupos "a capella", embora a maioria destes nunca tenha gravado nenhum disco. Apesar de sua origem "a capella", alguns discos de grupos de Doo Wop foram feitos com acompanhamento instrumental. O Doo Wop sumiu no início dos anos 60, apesar de sua influência ter sido sentida por toda a música pop das décadas seguintes".
*fonte: AllMusic Guide (em tradução livre)

Como não tenho nada melhor pra fazer, resolvi colocar aqui as 5 melhores canções de Doo Wop de todos os tempos! De acordo com os meus próprios critérios, é claro!

O Doo Wop SOBREVIVE!

Enjoy!

5. The Skyliners - Since I Don't Have You



Essa é conhecida de muita gente, por conta de uma versão, feita pela banda capitaneada pelo ruivo mais escandaloso que já pisou este planeta. Fora o solo de guitarra matador, no entanto, prefiro a original.


4. The Marcels - Blue Moon



Bom, essa foi gravada até pelo Rei. Já foi tema de novela aqui no Brasil e etc. As onomatopéias da introdução matam qualquer um.


3. The Penguins - Earth Angel




Na minha opinião, uma das mais bonitas. "I'm just a fool, a fool in love with you". Reparem na coreografia. Contida, porém eficiente.


2. The Coasters - Poison Ivy



Quer uma metáfora melhor pra falar de uma mulher "daquelas" que uma hera venenosa? "She'll really do you in, if you let her get under your skin". Teve até uma versão da Rita Lee por aqui, mas nem vale o link. Google se você tem tempo a perder.


1. The Temptations - My Girl



Hul! Acho que nem preciso explicar a razão de esta ser a número 1.


"Hours Concours" - The Platters - Only You



Os mestres do Doo Wop. Nem podem entrar num "Top 5". Não seria justo.


Menção Honrosa - The Contours - Do You Love Me?



Não é exatamente Doo Wop, já é quase rock, muito mais selvagem e dançante. Mas é DO BALACOBACO, então, quem se importa? Saca a energia do baixinho. E que voz, hein?

3 comentários:

Unknown disse...

Pô, bem legal o post! abrax

Unknown disse...

Caramba! Que ótima seleção! Fazia muito tempo que não as ouvia e, como são músicas ligadas à minha memória afetiva, acabei derrumando umas lagrimazinhas, rss...

Bruno Guerra disse...

Que bom que gostaram, caros! Gabi, fico emocionado de saber que você ficou emocionada, hehehe!