5.9.10

Nirvana antes da fama

O Nirvana em 1989
Channing (antes de Dave Grohl), Novoselic e Cobain (esq. para a dir.): em 1989 o Nirvana ensaiava no porão da mãe do baixista

Em 2009, Bleach, o primeiro disco do Nirvana, completou 20 anos. Rolou, pra variar, uma daquelas edições comemorativas, nas quais o tracklist original normalmente é sucedido por algumas versões ao vivo ou takes demo. Na real, quase ninguém ouviu o disco. Daí a famosa frase de Kurt Cobain, antes de tocar "About a Girl" durante o Unplugged in New York: "Essa é do nosso primeiro disco. A maioria das pessoas não a conhecem."

Em 1989, ano do lançamento de Bleach, o Nirvana ainda ensaiava na casa - mais especificamente, no porão - da mãe do baixista Krist Novoselic (veja vídeo abaixo). O baterista era o incógnito Chad Channing (Dave Grohl veio só depois, para gravar o blockbuster Nevermind). E o grunge ainda não havia dominado o mundo com figuras como Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden, só pra ficar nas mais conhecidas.

Antes que o álbum faça 30 anos, vale a pena ouvi-lo, do começo ao fim. Você pode se surpreender com pérolas como a supracitada "About a Girl" (em versão plugada), a nervosíssima "Negative Creep", a catártica "School" e o improvável e magnífico cover de "Love Buzz" (do grupo holandês Shocking Blue, aquele do hit "I'm your Venus, I'm your fire and your desire" - veja original de "Love Buzz" aqui).

E depois me diga o que achou. Se gostar, vou recomendar o Incesticide.

Enjoy!


Nenhum comentário: